noticias289 Seja bem vindo ao nosso site Rede Se Liga - O Portal de Notícias que mais cresce no mundo!!

Mundo

OMS declara mpox, a 'varíola dos macacos', como emergência global de saúde pública

Mais de 17 mil casos suspeitos e 517 mortes provocadas pela doença foram registradas no continente africano neste ano

Publicada em 15/08/2024 às 05:35h | Valor ? São Paulo  | 14062 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

OMS declara mpox, a 'varíola dos macacos', como emergência global de saúde pública
Vvírus da mpox em microscópio eletrônico  (Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/AP)


A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje que o aumento de casos pelo mundo de mpox, como é chamada a 'varíola dos macacos', configura uma emergência global de saúde pública. É a segunda vez que um surto da doença é classificado desta forma desde 2022.

A ação foi tomada depois que um aumento de casos da doença na República Democrática do Congo se espalhou para outros países da região.

Mais de 17 mil casos suspeitos de varíola dos macacos e 517 mortes provocadas pela doença foram registradas no continente africano neste ano, um aumento de 160% nos casos na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África. No total, 13 países relataram casos da doença.

Uma cepa diferente da varíola dos macacos, clade IIb, se espalhou globalmente em 2022, principalmente por meio de contato sexual.

O surto da doença neste ano está sendo provocado pela cepa clade Ib, que apresenta maior facilidade de transmissão, que acontece em casos de contato próximo.

Quando a OMS reduziu o nível de alerta da doença após declarar emergência global em 2022, os casos na África continuaram a aumentar. Agora, a mutação clade lb foi encontrada em pelo menos seis países africanos. A variante foi encontrada pela primeira vez há 12 meses, no Congo.

Ao classificar um surto como emergência global de saúde pública - o nível mais alto de alerta da OMS - a entidade pode acelerar pesquisas, aumentar o financiamento e as medidas de cooperação internacionais para conter a doença.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Rede Se Liga -  O Portal de Notícias que mais cresce no mundo!
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (75)98175-7158
Visitas: 11830143
Copyright (c) 2024 - Rede Se Liga - O Portal de Notícias que mais cresce no mundo! - Todos os direitos reservados para a Rede Se Liga de Comunicação
Chama no zap e interaja conosco!