A Prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, anunciou nesta segunda-feira (6) a realização de um leilão público online com 46 lotes, incluindo bens móveis, imóveis, sucatas e materiais inservíveis. O certame está previsto para o dia 22 de outubro, às 15h.
Entre os itens disponíveis, está o terreno de 16,9 mil metros quadrados que havia sido doado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A doação foi revertida pela Câmara Municipal em 12 de março de 2025, após aprovação do projeto de lei nº 006/2025, encaminhado pela Prefeitura, que devolveu o bem ao patrimônio do município.
O terreno fica localizado na Avenida Presidente Vargas, às margens do Rio Subaé, na área onde funcionava a antiga Fundição Tarzan, e terá lance inicial de R$ 3.482.300,00.
Em nota, a Prefeitura afirmou que o leilão tem como objetivo “dar destinação adequada a bens que já não atendem às necessidades da administração”, reforçando princípios de transparência, economia e eficiência na gestão pública. Segundo o comunicado, a iniciativa também busca otimizar o uso do patrimônio municipal e gerar receita para novos investimentos.
Prometido há mais de uma década, o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Amaro (BA) nunca saiu do papel. O terreno, doado em 2012 e localizado ao lado das ruínas da histórica Fundição de Aço Tarzan, foi oficialmente retomado pelo município este ano, após aprovação de um projeto apresentado pela própria Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal, sob a justificativa de que a instituição não deu a devida atenção ao espaço. Agora, o que seria um campus universitário pode ser redirecionado para atividades econômicas