
As cantoras Daniela Mercury e Maria Bethânia estão entre as personalidades que serão condecoradas com o título de Grão-Mestre da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, considerada a mais alta honraria do Estado. A comenda reconhece figuras com relevantes contribuições para a Bahia e o Brasil.
No grau de Comendador, serão homenageados o cantor Adelmário Coelho, o ex-prefeito de Salvador e jurista Edvaldo Brito e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban.
Instituída pela Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, a Ordem 2 de Julho presta homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia, cuja vitória sobre as tropas portuguesas foi alcançada em 2 de julho de 1823.
A honraria é dividida em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O governador Jerônimo Rodrigues é o Grão-Mestre da Ordem, título conferido à autoridade máxima do Estado. A primeira entrega do grau mais alto, a Grã-Cruz, foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, pelo então governador Jaques Wagner.
O 2 de Julho é celebrado como o verdadeiro Dia da Independência na Bahia, marcando o fim dos conflitos iniciados em 1822 e a definitiva expulsão das forças coloniais portuguesas.