O Recôncavo Baiano figura entre as regiões da Bahia com melhores índices de segurança pública nos últimos meses. Um levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) revela que 178 municípios baianos completaram mais de 90 dias sem registrar mortes violentas, como homicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte.
Entre os municípios do Recôncavo que se destacam estão Muritiba, São Felipe, Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa e Jaguaripe, que não registraram mortes violentas no período analisado. A marca positiva reflete os esforços integrados das Polícias Militar e Civil, com ações de combate ao tráfico de drogas, apreensões de armas e reforço da presença policial.
O levantamento mostra ainda que sete cidades baianas já ultrapassaram a marca de 1.000 dias sem registros de crimes letais, incluindo Feira da Mata, Wagner, Rio do Pires, Catolândia, Abaíra, Ibititá e Gentio do Ouro.
De acordo com os dados da SSP-BA, entre janeiro e abril de 2025, houve uma queda de 10% nos casos de mortes violentas em todo o estado, em comparação com o mesmo período de 2024. Essa tendência de redução já havia sido registrada nos dois anos anteriores, com quedas de 6% em 2023 e 8,2% em 2024.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu os resultados ao fortalecimento das ações de investigação e inteligência, além da contratação de seis mil novos policiais e bombeiros nos últimos anos.
“Os dados reforçam e evidenciam a redução do número de homicídios na Bahia. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e destaco o empenho diário dos policiais na busca incansável pela manutenção da ordem e da paz social”, destacou Werner.
A presença do Recôncavo Baiano na lista evidencia a efetividade das ações preventivas e repressivas em municípios de médio e pequeno porte, além de reforçar a importância do investimento contínuo na segurança pública para manter a estabilidade e proteger vidas.